A estação de Barão de Guaicuí foi aberta em 1913, com o nome de Baraúna. O nome foi alterado pouco tempo mais tarde para homenagear o empreendedor da navegação no rio das Velhas, Josephino Vieira Machado, Barão de Guaicuhy, antigo político local. A estação mudou de nome para Gouvea, e voltou a se chamar Baraúna, para depois recuperar o nome de Barão de Guaicuí.
Tombada desde 2003 a estação é uma das mais importantes representações da história local, sendo suporte de uma memória que tende a ser esquecida após a paralisação do tráfego de trens.
Em 2009 o Projeto da Educação Patrimonial desenvolvido pelo Departamento de Cultura Patrimônio e Turismo de Gouveia teve como enfoque a divulgação da História da Estação Barão de Guaicuí e a Cultura de Gouveia. Foram propostas atividades aos alunos participantes do projeto e os melhores trabalhos estão divulgados nesse Blog.
A história em Quadrinhos selecionada foi do Aluno Alessandro Tadeu da Escola Estadual Joviano de Aguiar.
E a Redação escolhida foi do aluno Eguinaldo do 7º ano da Escola Municipal Professora Zezé Ribas.
O Texto digitado:
Barão de Guaicuí
O Barão de Guaicui é um lugar bem pequeninho, mas que guarda uma grande riqueza da cultura de Gouveia.
Quem diria que esse lugarzinho tem até uma antiga estação ferroviária inaugurada dia 13 de agosto de 1913? Isso foi um presente para as pessoas da época, pois a ferrovia deu impulso econômico importante para o lugar. Tudo passava por lá.
A ferrovia é tão importante para nossa cultura que foi tombada por decreto municipal para que fosse preservada e muitas outras pessoas possam ver a beleza do lugar e saberem a sua historia. Todos precisam conhecer a historia de nossa cidade

Eguinaldo 7° ano 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s